quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vais partir, não naquela estrada, como cantou o outro senhor, mas de avião, para longe, bem longe. Vais e eu vou chorar. Ainda estou indeciso, mas parece-me que vou chorar um pouco mais do que o Cristiano Ronaldo chorou quando recebeu a Bola de Ouro. Dentro de mim, bem lá no fundo, eu sei que é bom partires para “ganhar Mundo”, estudar, conhecer novas culturas, ajudar pessoas num país cheio de carências, um país pobre que tu vais enriquecer com essa luz tão tua. Mas, mais à tona, o egoísmo toma conta do meu coração. Sou de carne e osso, desculpa-me, mas quem me vai ligar e dizer: “então gorda?”. Ninguém! Ninguém terá essa coragem, só peso 59 quilos, não vou ser a gorda da vida de outra pessoa nos próximos meses. Isso deprime-me! E diz-me se souberes, a quem vou recorrer quando me derem os ataques de “pré-adulto” e quiser trocar roupa? Pior, nos próximos seis meses ninguém vai pensar que és o meu irmão mais velho, como fez a senhora do El Corte Inglês, situação que te traumatizou durante tantos anos e que fez a mãe gastar rios dinheiro em terapias. O lado bom é que vais parar de dizer que te deixei cair no chão no dia em que nasceste e que ficaste assim por minha culpa. Tudo bem, assumo, se o “assim” foi tornares-te tão giro, com tanto carácter, ser trabalhador e muito inteligente, então deixei-te cair.

Não te esqueças do comprimido para dormir no avião. Desta vez não vais poder segurar a minha mão quando levantares voo e aterrares. E escusas de vir dizer que sou eu que tenho medo, inventaste esse mito urbano, mas ninguém acredita. E aposto que a 17ª coisa que vais fazer é dar um grande mergulho em praias paradisíacas e desertas, mas cuidado, há tubarões, correntes fortes e outros bichos estranhos. Porra, eu sei, não quero parecer um velhinho cheio de medos, mas vejo-me obrigado a fazer-te prometer que vais ter cuidado. Promete! Sabes, não tens ali o irmão mais velho para te ajudar, entendes? Eu prometo, por outro lado, cuidar da Jéssica Débora, ela vai estar ainda mais verde quando tu chegares. E se o Sporting for campeão, comemoraremos via Skype, tu a correres nu em ruas africanas e eu aqui por Lisboa. No dia seguinte seremos capa de jornais: Irmãos correm nus e derrubam postes de electricidade com um portátil na mão. É um disparate, eu sei, devia ter mais juízo, mas é com disparates que consigo demonstrar que me vais fazer tamanha falta. Vais, no entanto, crescer e fazer-te definitivamente homem, um grande homem e isso é o suficiente para mim, porque entre irmãos não há nada que separe o amor.

Não bebas coca-cola no avião, inchas!

Para o meu irmão Miguel

TG

Sem comentários:

Enviar um comentário